Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
PESSOAL DE SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 16   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:444 - (719)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organização Mundial da Saúde*.
Título:The World Health Report 2006: working together for health^ien ..-
Fonte:Genebra; Organização Mundial da Saúde; 2006. 209 p. .
Resumo:Este documento contém uma avaliação da atual crise global no mercado de trabalho de saúde e propostas ambiciosas para a enfrentar ao longo dos próximos dez anos, começando imediatamente. Revela uma carência estimada de quase 4,3 milhões de médicos, parteiras, enfermeiras e trabalhadores de apoio em todo o mundo. A escassez é mais grave em países mais pobres, especialmente na África subsaariana, onde os trabalhadores de saúde são mais necessários. Concentrando-se em todas as fases dos trabalhadores de saúde, da entrada para formação em saúde, para recrutamento de trabalho até a aposentadoria, o relatório estabelece um plano de ação de dez anos, no qual os países podem construir sua força de trabalho de saúde, com o apoio de parceiros globais^ipt.
Descritores:Organização Mundial da Saúde
Saúde do Trabalhador
Condições de Trabalho
Recursos Humanos em Saúde
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.who.int/whr/2006/whr06_en.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 003

  2 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:442 - (717)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Haddad, Jorge; Clasen Roschke, María Alice; Davini, María Cristina
Título:Educación permanente de personal de salud^ies Continuing education of health personnel-
Fonte:Washington, D.C; Organização Pan-Americana da Saúde; 1994. 247 p. .
Resumo:Este trabalho foi construído a partir de uma série de insumos e contribuições que tentam consolidar de forma abrangente e coerente, sobre o estado atual do conhecimento sobre as questões de formação que necessitam dos serviços do seu pessoal e que facilitam na identificação de mecanismos para usar esse conhecimento na realização de estratégias de ação e programas de saúde. Através dos diferentes capítulos que a compõem, a obra articula os problemas conceituais, questões metodológicas (agora reforçadas com observações sobre as experiências no desenvolvimento de serviços a nível local), incorpora preocupações com questões recentes (gestão de Educação Continuada, a questão da qualidade do atendimento e serviço, por exemplo), e fornece itens de trabalho para o desenvolvimento de novas propostas (gestão da formação de equipes, o desenvolvimento de novas propostas^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação Continuada
Serviços de Saúde
Pessoal de Saúde
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02- 018

  3 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:441 - (716)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Paim, Jairnilson Silva
Título:Recursos humanos em saúde no Brasil: problemas crônicos e desafios agudos^ipt Health manpower in Brazil: problems and challenges-
Fonte:São Paulo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública; 1994. 80 p. ^btab.
Resumo:Sistematizaçäo sobre o tema, recursos humanos em saúde, a partir de alguns trabalhos de autores nacionais e latino-americanos, analisando e comentando aspectos de interesse para o pessoal dos serviços de saúde, docentes e gestores de políticas públicas. Responde ao propósito de disseminar conhecimento técnico e acadêmico sobre o tema e apoiar discussöes com vistas à redefiniçäo das práticas de saúde e à reorientaçäo das políticas de formaçäo, emprego, utilizaçäo e desenvolvimento de RHS^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde/tndd
Desenvolvimento de Pessoal/tndd
Política de Saúde
Pessoal de Saúde
Ocupações em Saúde
Educação Médica/rec hum
Sistemas de Saúde
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 017

  4 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:338 - (551)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil; *.Ministério da Saúde*.
Título:Recursos Humanos para as Atividades de Saúde^ipt ..-
Fonte:Rio de Janeiro; Ministério da Saúde; 1967. 173 p. .
Conferência:Apresentado em: Conferência Nacional de Saúde, 4, Rio de Janeiro, 30 ago-4 set. 1967.
Resumo:A IV Coferência Nacional de Saúde foi convocada pelo Decreto n.º 58.266, de 27 de abril de 1966, nos têrmos do disposto no art. 90 e parágrafo único da Lei n.º 378, combinado com o art. 1.º da Lei n.º 1.920, de 25 de julho de 1952, com a finalidade de formular sugestões para uma política permanente de avaliação de recursos humanos, tendo em vista a formação dos contigentes de pessoal de que o país carece para o desenvolvimento de suas atividades de saúde. (AU) ^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/4conf_nac1.pdf
Localização:OHS/ORH - B - 01 - 010

  5 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:319 - (498)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Conferencia Panamericana Sobre Planificación de Recursos Humanos en Salud: recomendaciones^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):413-420, 1973. .
Conferência:Apresentado em: Primera Conferencia Panamericana Sobre Planificación de Recursos Humanos en Salud, Ottawa, 10-14 sept. 1973.
Resumo:Reproduz as recomendações da Conferência Pan-americana Sobre Planejamento e Recursos Humanos em Saúde, organizadas pelos seguintes itens: Programas nacionais de planejamento de recursos humanos em saúde; articulação com o planejamento da educação, instituições de formação em saúde e participação da comunidade; sistemas de informação sobre recursos humanos em saúde; metodologia para estimativa qualitativa e quantitativa de pessoal de saúde; pautas de orientação para formulação de programas de recursos humanos; formação de planejadores e pessoal de saúde; pesquisa em planejamento de recursos humanos; e cooperação da OPAS^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
SISTEMAS DE INFORMACAO
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
PESQUISA SOBRE RECURSOS HUMANOS DE SAUDE
PESSOAL DE SAUDE/educ
COOPERACAO INTERNACIONAL
AMERICA LATINA
 REGIAO DO CARIBE
Localização:OHS/ORH - C-02 - 021

  6 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:318 - (497)
Autor:Pillet, J. V.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La extensión de la cobertura de los servicios de salud y los recursos humanos^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):351-377, 1973. ^btab, ^bgraf.
Resumo:O Plano Decenal de Saúde Para as Américas, aprovado durante a 3ª Reunião Extraordinária de Ministros de Saúde das Américas (Santiago do Chile, 1972), articula-se em torno de um objetivo central: a extensão da cobertura de saúde às populações rurais mediante a regionalização dos serviços. Com base nos níveis e nas funções do sistema regionalizado proposto pelo Plano, procura-se determinar, neste trabalho, as linhas gerais dos recursos humanos necessários, chegando-se à conclusão de que tal serviço requer um pessoal de saúde específico e diferente do atual. As modificações necessárias consistiriam num significativo aumento de pessoal de atividade periférica e numa diferente orientação e formação do pessoal profissional. O êxito do sistema regionalizado depende dos recursos humanos. As projeções de emprego para a presente década prevêem desemprego crescente, que exercerá pressões para a utilização de mão-de-obra não-qualificada para o setor da saúde. Essa eventualidade seria favorável para o estabelecimento do sistema regionalizado, sempre que se hajam preparado as técnicas e o pessoal de supervisão necessários. A cobertura e a utilização maciça de pessoal auxiliar exigem certas reformas na preparação do pessoal de saúde. Para tanto, as faculdades de ciências da saúde devem reformular suas técnicas e seus valores atuais, identificar e aperfeiçoar as novas técnicas e os valores indispensáveis ao funcionamento do sistema regionalizado, e transmiti-los a todo o pessoal atual e futuro de saúde. A universidade é a principal reserva de recursos, talento e autoridade para efetuar as reformas necessárias. (AU)^ies.
Descritores:PESSOAL DE SAUDE/educ
PESSOAL DE SAUDE/tend
EXTENSAO DE COBERTURA/tend
REGIONALIZACAO/tend
AMERICA LATINA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/39483.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 020

  7 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:305 - (484)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Superior*.
Título:Cadastro das escolas médicas: relatórios de processamento de dados^ipt ..-
Fonte:s.l; s.n; 1981. ^btab.
Resumo:Apresenta o resultado da análise do cadastro de 76 escolas médicas do Brasil e o modelo de questionário aplicado para coleta dos dados com as seguintes informações: identificativos das instituições; currículo da escola a que pertencem; dados do corpo discente; hospitais vinculados ao plano de ensino; programas de ensino em articulação com outras instituições; informações básicas de disciplinas por departamento; dados do corpo docente por departamento; programas de pós-graduação e pesquisa por departamento^ipt.
Descritores:Educação Médica
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Ecolas Médicas
Localização:OHS/ORH - E-03 - 004

  8 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:181 - (360)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Nunes, Tânia Celeste Matos
Título:A especialização em saúde pública e os serviços de saúde no Brasil de 1970 a 1989^ipt The specialization in public health and the health services in Brazil 1970 to 1989-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 1998. 284 p. .
Tese:Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:Procura recuperar alguns marcos da formação de sanitaristas no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, priorizando a articulação do ensino com as políticas de saúde e com os movimentos de recomposição da saúde pública que emergiram da conjuntura estudada. Toma como espaços privilegiados de análise a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz -ENSP/FIOCRUZ - e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-FSP/USP, no que se refere aos cursos de especialização de: saúde pública, planejamento e epidemiologia. Dada a sua importância na organização do ensino do período, também foi considerado o Programa de Residência em Medicina Preventiva e Social. A ênfase principal é a relação do ensino com as políticas de saúde e as estratégias adotadas pelas instituições na organização de suas programações. Procura também resgatar experiências de articulação dessas escolas com o movimento de expansão do ensino de saúde pública no período, e uma possível atuação em rede das duas escolas com outros centros de formação em saúde pública do país. (AU)^ipt.
Descritores:PESSOAL DE SAUDE/educ
POLITICA DE SAUDE
SAUDE PÚBLICA
EDUCACAO DE POS-GRADUAÇÃO
BRASIL
Meio Eletrônico:http://portalteses.cict.fiocruz.br/pdf/FIOCRUZ/1998/nunestcmd/capa.pdf

  9 / 16
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:161 - (340)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Título:Educação e saúde: contribuição ao estudo da formação dos agentes das práticas de saúde no Brasil^ipt ..-
Fonte:Salvador; s.n; 1982. 123 p. .
Tese:Apresentada a Universidade Federal da Bahia para obtenção do grau de Mestre em Saúde Comunitária.
Resumo:Sistematiza um quadro referencial teórico a partir da revisão de autores que tratam da questão Educação e Saúde de uma perspectiva histórico-estrutural. Estuda o desenvolvimento histórico das formas de preparação de pessoal da saúde no Brasil em três momentos - da Colônia à República Velha, de 1930 a 1964 e de 1964 aos dias atuais - buscando relacioná-las com o contexto político-social, especificamente quanto às determinações oriundas das formas de organização das práticas médico-sanitárias. Como parte da análise dos anos recentes, inclui discussão sobre o PPREPS [Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde] e seu impacto na Secretaria de Saúde/Fundação de Saúde do Estado da Bahia, especificamente quanto ao papel desempenhado por referência ao fortalecimento do CETRE/CENDRHU (Centro de Treinamento/Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos), considerado no estudo como exemplo de um "núcleo ideológico modernizante". Apresenta considerações sobre as linhas fundamentais da política de formação dos agentes das práticas de saúde, confrontando-as com os possíveis desdobramentos da conjuntura atual. (AU)^ien.
Descritores:PESSOAL DE SAUDE/hist
PESSOAL DE SAUDE/educ
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Recursos Humanos em Saúde
BRASIL
 SAUDE PÚBLICA/hist
Localização:OHS/ORH - D-01 - 002

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:158 - (337)
Autor:Oubiña, J.; Jardines, J.B.; Ceballos, J.J.; Aneiros-Riba, R.; Serrano, M.M.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Estrategia para la educación permanente del médico y la enfermera de la familia y outros trabajadores de la atención primária de salud en Cuba: primeira parte: Análisis de la propuesta^ies.
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Programa de Desarrollo de Recursos Humanos*.
Título:Educación permanente de personal de salud en la región de las Américas: Fascículo X: Propuestas de trabajo en contextos especificos^ies ..-
Fonte:Washington; Organización Panamericana de la Salud; 1991. 143 p. . (Desarrollo de Recursos Humanos, 87).
 (Desarrollo de Recursos Humanos, 87).
Resumo:El propósito de este trabajo es hacer una evaluación integral de la Propuesta de Reorientación de la Educación Permanente de Personal en Salud en la Región de las Américas del Programa de Desarrollo de los Recursos Humanos de la OPS y analisar las áreas críticas que han servido de base al Proyecto de Desarrollo hasta el año 2000 de la Educación Permanente del Médico y la Enfermera de la Familia y Otros Trabajadores de la Atención Primaria (Proyecto Salto Cualitativo) y su estrategia, como contribución nacional al desarrollo de la cooperación latinoamericana en investigaciones educacionales en Salud y a la conformación de un Proyecto Regional de Investigaciones Educacionales a la Educación Permanente.(AU) [DP]^ipt.
Descritores:PESSOAL DE SAUDE/educ
EDUCACAO CONTINUADA/org
CUBA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/spanish/DRH/9281.pdf
Localização:OHS/ORH - I-02 - 002

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:157 - (336)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud. Programa de Desarrollo de Recursos Humanos*.
Título:Educación permanente de personal de salud en la región de las Américas: Fascículo X: Propuestas de trabajo en contextos especificos^ies ..-
Fonte:Washington; Organización Panamericana de la Salud; 1991. 143 p. . (Serie Desarrollo de Recursos Humanos, 87).
 (Serie Desarrollo de Recursos Humanos, 87).
Resumo:Aborda as questões sobre as orientações para a utilização de estratégias educativas permanentes; considerações adicionais sobre a questão da investigação em apoio a processos educativos; recomendações para a organização de uma rede colaborativa regional e bases para a elaboração de projetos de investigação em apoio a educação permanente iniciada nos países. Educação Continuada^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Pessoal de Saúde
Epidemiologia
Desenvolvimento de Pessoal
Serviços de Saúde
Educação Continuada
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Capacitação em Serviço
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/spanish/DRH/9281.pdf
Localização:OHS/ORH - I-02 - 019

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:139 - (318)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Sexto termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 12 nov. 2004. [8] p. .
Resumo:Termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica, firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto ajustar o Plano de Trabalho inicial da cooperação no âmbito do Programa Capacitação Técnico-gerencial em Saúde, de modo a incluir atividades nas seguintes áreas de ação, conforme Plano de Trabalho anexo: implantação do mencionado programa nos estados e municípios; projetos de mudanças curriculares na graduação das profissões de saúde; Pólos de Educação Permanente em Saúde; projetos de educação popular em saúde; formulação e avaliação de políticas de gestão e regulação do trabalho em saúde; desenvolvimento de estações de trabalho e pesquisa da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde; implantação de coordenação dos núcleos de tutoria para educação a distância; projeto de vivência-estágio aos estudantes de saúde no SUS; rede de cooperação entre municípios em educação permanente em saúde. Estabelece os recursos financeiros a serem transferidos do MS à OPAS para o desenvolvimento das atividades. Assinam o documento o secretário executivo do MS Gastão Wagner de Sousa Campos e o representante da OPAS no Brasil Horacio Toro Ocampo, em nome da diretora da OPAS Mirta Roses Periago. Anexos: 1) Ministério da Saúde. "Plano de trabalho (6º TA ao 8º TCAT); 2) Ofício da diretora da OPAS ao representante da organização no Brasil, de 27/10/2004, autorizando-o a assinar o termo em seu nome, resssalvadas as alterações que propõe; 3) Pág. 77, Seção 3, do Diário Oficial da União de 16/11/2004, com extrato do termo^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
PESSOAL DE SAUDE/educ
ADMINISTRACAO EM SAUDE PÚBLICA/educ
SUS (BR)/org
EDUCACAO EM SAUDE/org
EDUCACAO A DISTÂNCIA/rec hum
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
Localização:OHS/ORH - A-01 - 016

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:138 - (317)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Quinto termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 05 ago. 2004. [7] p. .
Resumo:Termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica, firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto alterar o Plano de Trabalho inicial da cooperação no âmbito do Programa Capacitação Técnico-gerencial em Saúde, de modo a incluir atividades nas seguintes áreas de ação, conforme Plano de Trabalho anexo: implantação do mencionado programa nos estados e municípios; projetos de mudanças curriculares na graduação das profissões de saúde; Pólos de Educação Permanente em Saúde; projetos de educação popular em saúde; formulação e avaliação de políticas de gestão e regulação do trabalho em saúde; desenvolvimento de estações de trabalho e pesquisa da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde; implantação de coordenação dos núcleos de tutoria para educação a distância; projeto de vivência-estágio aos estudantes de saúde no SUS; e rede de cooperação entre municípios em educação permanente em saúde. Estabelece os recursos financeiros a serem transferidos do MS à OPAS para o desenvolvimento das atividades. Assinam o documento o secretário executivo do MS Gastão Wagner de Sousa Campos e a diretora da OPAS Mirta Roses Periago. Anexos: 1) Ministério da Saúde. "Plano de trabalho (5º TA ao 8º TCA); 2) Página 54, Seção 3, do Diário Oficial da União nº 151, de 06/08/2004, com extrato do termo^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
PESSOAL DE SAUDE/educ
ADMINISTRACAO EM SAUDE PÚBLICA/educ
SUS (BR)/org
EDUCACAO EM SAUDE/org
EDUCACAO A DISTÂNCIA/org
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 021

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:136 - (315)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Terceiro termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 15 dez. 2003. [9] p. .
Resumo:Termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica, firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto ajustar o Plano de Trabalho inicial firmado entre as partes, para o desenvolvimento do Programa Capacitação Técnico-Gerencial em Saúde. Estabelece os recursos financeiros a serem repassados pelo MS à OPAS para as atividades. Assinam o documento o secretário executivo do MS Gastão Wagner de Souza Campos e o representante da OPAS no Brasil Jacobo Finkelman, em nome da diretora da OPAS Mirta Roses Periago. Anexos: 1) Ministério da Saúde. "Plano de trabalho", de 15/12/2003; 2) Ofício da diretora da OPAS ao representante da organização no Brasil autorizando-o a assinar o termo em seu nome; 3) Pág. 112 do Diário Oficial da União de 16/12/2003, Seção 3, com extrato do termo de ajuste^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
PESSOAL DE SAUDE/educ
ADMINISTRACAO EM SAUDE PÚBLICA/educ
SUS (BR)/org
EDUCACAO EM SAUDE
EDUCACAO A DISTÂNCIA/org
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 023

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:135 - (314)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Segundo termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 24 jun. 2002. [12] p. .
Resumo:Termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica, firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto alterar o Plano de Trabalho inicial da cooperação no âmbito do Programa Capacitação Técnico-gerencial em Saúde, de modo a incluir atividades nas seguintes áreas de ação: implementação do projeto de capacitação técnico-gerencial nos estados e municípios; incentivo à reforma curricular de Medicina, Enfermagem e outros cursos na área de saúde; capacitação técnico-gerencial em saúde em esferas político-administrativas do SUS; desenvolvimento de instrumentos de controle e gestão no âmbito dos programas da Secretaria de Políticas de Saúde do MS; e apoio às ações sob a responsabilidade desta, realizadas nas secretarias estaduais e municipais. Estabelece os recursos financeiros a serem transferidos pelo MS à OPAS para o desenvolvimento das atividades, conforme Plano de Trabalho anexo. Assinam o documento Barjas Negri, pelo MS, e o representante da OPAS no Brasil Jacobo Finkelman, pelo diretor da OPAS. Anexos: 1) Ministério da Saúde. "Plano de trabalho", s.d.; 2) Ofício de Gorge A.O. Alleyne, diretor da OPAS, de 20/05/2002, autorizando o representante da da organização no Brasil a assinar o mencionado termo em seu nome, após realizada nele a alteração que solicita; 3) Pág. 89, Seção 3, do Diário Oficial da União de 26/06/2002, onde consta o extrato do termo de ajuste; 4) Retificação do mencionado extrato, relativa ao prazo de vigência do mesmo, onde consta carimbo com as informações: "MS. Secretaria Geral. Publicado no DOU nº 143 de 26/07/02", além de intervenção manuscrita - "Seção 3, página 56"^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
ADMINISTRACAO EM SAUDE PÚBLICA/educ
PESSOAL DE SAUDE/educ
POLITICA DE SAUDE
SUS (BR)
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 024

OHS-PrimRHS
selecionar
Id:134 - (313)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Brasil. Ministério da Saúde; *.Organização Pan-Americana da Saúde*.
Título:[Primeiro termo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica]^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 23 nov. 2001. [8] p. .
Resumo:Termo de ajuste ao 8º de Cooperação e Assistência Técnica, firmado entre o governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Tem por objeto ajustar o Plano de Trabalho inicial vinculado ao 8º Termo, incluindo-se as seguintes áreas de ação: incentivos à reforma curricular de Medicina, Enfermagem e outros cursos da área de saúde; acompanhamento e avaliação do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (PITS) e dos Pólos do Programa Saúde e Família; Rede Observatório de Recursos Humanos; e áreas assistenciais sob a responsabilidade da Secretaria de Políticas de Saúde do MS. Assinam o documento o secretário executivo do MS Barjas Negri e o representante da OPAS no Brasil Jacobo Finkelman, em nome do diretor da organização. Anexos: 1) Ministério da Saúde. "Plano de Trabalho", 23/11/2001; 2) Ministério da Saúde. Fundo Nacional de Saúde. "Extrato do primeiro termo aditivo de ajuste ao 8º Termo de Cooperação e Assistência Técnica", com carimbo com as informações: "MS. Secretaria Geral. Publicado no DOU nº 233E de 07/02/01 e intervenção manuscrita - "pág. 126, seç. III"; 3) Ofício do diretor da OPAS George A.O. Alleyne, de 14/08/2001, autorizando o representante da organização no Brasil a assinar o mencionado termo em seu nome^ipt.
Descritores:Governo Federal
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
COOPERACAO TECNICA
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
PESSOAL DE SAUDE/educ
SAUDE DA FAMILIA
AVALIAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ACORDOS DE COOPERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
BRASIL
Localização:OHS/ORH - A-01 - 025



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3